Achei um pequeno artigo na internet, irá ajuda-lo.
O que é um servidor dedicado?
Um servidor dedicado nada mais é do que uma máquina física que é integralmente utilizada por um único cliente, que pode ter um ou mais sites rodando nela. Por isso diz-se servidor dedicado: a máquina fica dedicada exclusivamente ao atendimento das demandas de um cliente, não sendo compartilhada com nenhum outro.
Servidores dedicados costumam ter grande poder de processamento, e dadas suas características costumam ter também um preço mais elevado.
O que é um VPS?
VPS é a abreviatura de Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado. É o mesmo que VM (Virtual Machine, ou máquina virtual). Vamos dissecar o conceito parte por partes.
“Servidor” porque o VPS tem as mesmas características de um servidor dedicado, atuando nos mesmos papeis que caberiam a um deste: banco de dados, webserver, etc.
“Virtual” porque não é físico. Ou seja, um servidor físico (um dedicado) é subdividido em duas ou mais máquinas virtuais que se tornam independentes (embora ainda vinculadas ao servidor físico, chamado de node).
“Privado” porque essas máquinas virtuais são, como já dissemos acima, independentes, autônomas, tendo seu próprio hardware virtual (como placas de rede, memórias, discos, etc), o que provê isolamento dos dados armazenados em cada VM que não ficam disponíveis para as outras máquinas.
Dada a natureza do VPS (máquinas virtuais que rodam dentro de uma máquina dedicada) seus preços costumam ser bem mais reduzidos que o dos dedicados, embora os recursos computacionais também sejam mais modestos.