Pintura Digital - Tuto 02.07.13 20:48
Pintura Digital - Tuto
Nesse artigo, iremos aprender como pintar uma imagem de forma que consigamos chegar o mais próximo possível da realidade.
--> Tutoriais, dicas e astúcias <--
Pintura Digital - Tuto
1º - Preparando a imagem.
De início, iremos acionar uma camada de cor sólida para ser inserida na imagem.
Acione a camada de cor sólida, pelo 4º ícone localizado na parte inferior da paleta de camadas e clique na opção;
Escolha a cor #a2b8fe , e confirme, será criada a camada de ajuste de
cor sólida. Logo acima da camada do lobisomem. Coloque essa camada de
cor sólida para o modo de mesclagem Overlay
Em seguida tecle ALT + CTRL + G, dessa forma, criaremos um clipping
mask, ou seja, a camada de ajuste será “clipada” à camada do lobisomem.
Você vai reparar que a coloração azul, antes predominante na imagem
toda, agora somente irá cobrir a extensão do corpo do lobisomem.
E agora estamos prontos para pintar. Utilizaremos essa coloração azul, para simular o tecido Jeans na calça.
Feita essa parte, de um clique agora no thumbnail referente à máscara de
camada de cor sólida, a miniatura branca, e em seguida tecle CTRL + I,
para inverter a cor dessa máscara de branco para preto.
Ao teclar CTRL + I e sua miniatura ficar com a cor preta, e a coloração
azul sumir, você estará preparado para começar a pintar. Ao invertermos a
cor da máscara, de branco para preto, nós ocultamos a coloração azul,
pois a partir de agora, iremos utilizar o pincel para desocultar essa
cor, e assim pintar as partes desejadas.
2º - Iniciando a pintura.
Acione a ferramenta Brush Tool (Pincel), configure para primeiro plano
a cor branca. (Devemos ter a máscara com a cor preta e o pincel com a
cor branca.
Abaixo, visualize a ferramenta correta e sua configuração, lembrando que
o tamanho e dureza da ponta do pincel dependerão da imagem a ser
pintada. Não há uma fórmula exata.
Agora, com o pincel, comece a pintar a calça do lobisomem. Pinte somente
a calça, deixando os detalhes como cinto e etc. de fora da pintura.
Lembrando que se precisar apagar alguma parte de pintura, caso erre,
você poderá utilizar a letra X como atalho de teclado para trocar a cor
da ponta do pincel de branco para preto, e dessa forma o pincel agirá
como uma borracha, para pintar novamente, tecle X para retornar à cor
branca.
A imagem deverá ficar assim:
3º - Pintando o cinto.
Agora, escolheremos uma cor para o cinto, criando novamente uma camada de cor sólida.
Faça como no primeiro passo, acionando a camada de cor sólida pelo ícone
na parte inferior da paleta de camadas, escolha a cor #606511, sete a
camada para overlay(sobrepor), e em seguida tecle ALT + CTRL + G para
criar o clipping mask.
Inverta a cor do thumbnail da máscara de branco para preto teclando CTRL
+ I , e comece a pintar o cinto com a ferramenta pincel. Deixe os
detalhes do cinto, como botões e as estrelas de fora, pois você poderá
pintar com outra cor caso ache mais interessante.
Abaixo,veja como está nossa imagem após a pintura do cinto:
Vale informar que caso não achem a cor utilizada com a ideal para a
pintura, você poderá alterá-la, clicando nas miniaturas coloridas
referente à camada de cor sólida e alterando a cor, a miniatura fica
localizada dentro da paleta de camadas.
Cada camada tem sua miniatura colorida.
4º - Pintando as botas.
Faça o mesmo processo de criação de camada de cor sólida agora para pintarmos as botas.
Escolha dessa vez a cor #81461a
Evite pintar a fivela da bota.
Teremos a imagem da seguinte forma:
5º - Pintando o corpo.
Agora iremos pintar o corpo, utilizarei uma cor clara,
propositalmente, para que tenhamos uma cor meio termo entre a pele
humana e a pelagem de um lobo.
Faça o mesmo procedimento de criação de camada de cor sólida,
utilizando dessa vez a cor #fde7ab e o modo de mesclagem para overlay. E
dessa vez, coloque a opacidade e fluxo (Fill) da camada para 80%.
E pronto, nossa imagem antes e depois:
Nesse artigo, iremos aprender como pintar uma imagem de forma que consigamos chegar o mais próximo possível da realidade.
--> Tutoriais, dicas e astúcias <--
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1º - Preparando a imagem.
De início, iremos acionar uma camada de cor sólida para ser inserida na imagem.
Acione a camada de cor sólida, pelo 4º ícone localizado na parte inferior da paleta de camadas e clique na opção;
Escolha a cor #a2b8fe , e confirme, será criada a camada de ajuste de
cor sólida. Logo acima da camada do lobisomem. Coloque essa camada de
cor sólida para o modo de mesclagem Overlay
Em seguida tecle ALT + CTRL + G, dessa forma, criaremos um clipping
mask, ou seja, a camada de ajuste será “clipada” à camada do lobisomem.
Você vai reparar que a coloração azul, antes predominante na imagem
toda, agora somente irá cobrir a extensão do corpo do lobisomem.
E agora estamos prontos para pintar. Utilizaremos essa coloração azul, para simular o tecido Jeans na calça.
Feita essa parte, de um clique agora no thumbnail referente à máscara de
camada de cor sólida, a miniatura branca, e em seguida tecle CTRL + I,
para inverter a cor dessa máscara de branco para preto.
Ao teclar CTRL + I e sua miniatura ficar com a cor preta, e a coloração
azul sumir, você estará preparado para começar a pintar. Ao invertermos a
cor da máscara, de branco para preto, nós ocultamos a coloração azul,
pois a partir de agora, iremos utilizar o pincel para desocultar essa
cor, e assim pintar as partes desejadas.
2º - Iniciando a pintura.
Acione a ferramenta Brush Tool (Pincel), configure para primeiro plano
a cor branca. (Devemos ter a máscara com a cor preta e o pincel com a
cor branca.
Abaixo, visualize a ferramenta correta e sua configuração, lembrando que
o tamanho e dureza da ponta do pincel dependerão da imagem a ser
pintada. Não há uma fórmula exata.
Agora, com o pincel, comece a pintar a calça do lobisomem. Pinte somente
a calça, deixando os detalhes como cinto e etc. de fora da pintura.
Lembrando que se precisar apagar alguma parte de pintura, caso erre,
você poderá utilizar a letra X como atalho de teclado para trocar a cor
da ponta do pincel de branco para preto, e dessa forma o pincel agirá
como uma borracha, para pintar novamente, tecle X para retornar à cor
branca.
A imagem deverá ficar assim:
3º - Pintando o cinto.
Agora, escolheremos uma cor para o cinto, criando novamente uma camada de cor sólida.
Faça como no primeiro passo, acionando a camada de cor sólida pelo ícone
na parte inferior da paleta de camadas, escolha a cor #606511, sete a
camada para overlay(sobrepor), e em seguida tecle ALT + CTRL + G para
criar o clipping mask.
Inverta a cor do thumbnail da máscara de branco para preto teclando CTRL
+ I , e comece a pintar o cinto com a ferramenta pincel. Deixe os
detalhes do cinto, como botões e as estrelas de fora, pois você poderá
pintar com outra cor caso ache mais interessante.
Abaixo,veja como está nossa imagem após a pintura do cinto:
Vale informar que caso não achem a cor utilizada com a ideal para a
pintura, você poderá alterá-la, clicando nas miniaturas coloridas
referente à camada de cor sólida e alterando a cor, a miniatura fica
localizada dentro da paleta de camadas.
Cada camada tem sua miniatura colorida.
4º - Pintando as botas.
Faça o mesmo processo de criação de camada de cor sólida agora para pintarmos as botas.
Escolha dessa vez a cor #81461a
Evite pintar a fivela da bota.
Teremos a imagem da seguinte forma:
5º - Pintando o corpo.
Agora iremos pintar o corpo, utilizarei uma cor clara,
propositalmente, para que tenhamos uma cor meio termo entre a pele
humana e a pelagem de um lobo.
Faça o mesmo procedimento de criação de camada de cor sólida,
utilizando dessa vez a cor #fde7ab e o modo de mesclagem para overlay. E
dessa vez, coloque a opacidade e fluxo (Fill) da camada para 80%.
E pronto, nossa imagem antes e depois: