Dicionário do LoL 07.06.14 23:57
- Mecânicas de jogo:
Ace = quando todos os membros do time inimigo foram abatidos. Fique de olho no tempo de ressurreição, pois esta é uma boa hora para invadir.
AOE = do inglês area of effect; área de ação, para habilidades que atingem uma área em vez de apenas um personagem.
AP = do inglês ability power; poder de habilidade, o atributo que melhora a eficácia das habilidades.
Aura = uma passiva que se aplica não apenas ao herói que a tem, como também os outros dentro do alcance da aura. Uma passiva compartilhada.
BD / Backdoor = atacar as torres e base de seus inimigos sem o apoio de suas tropas.
Brush / Grass = os grandes arbustos que deixam seu herói oculto a pessoas que estiverem fora deles.
Buff = efeito positivo, normalmente de caráter temporário a alguns atributos
Carry = um tipo de personagem que, quando jogador de forma correta, vence as batalhas tardias para a equipe. Normalmente são fracos no começo da partida e requerem muito farming.
CC = do inglês crowd control; controle de multidão. Manobras que interferem nas ações de outros campeões como atordoamento, medo, arremesso para cima / para trás e cegueira.
CD = do inglês cool nop; recarga, o intervalo entre usos de habilidades.
Champion = campeão, o personagem em particular que você controla enquanto invocador
DD = habilidade de dano direto. Tipicamente, dds são inevitáveis: Clique a habilidade, clique no alvo, bingo. Por exemplo: A bola de fogo de annie, com a tecla Q.
DD = do inglês "don't die"; pedindo ao outro jogador que não seja abatido por um inimigo outra possibilidade de uso
Disable = um efeito negativo que usualmente impede algum tipo de ação por parte do jogador. Atordoamento e silêncio são alguns exemplos de disables.
DOT = do inglês damage over time, dano através do tempo.
DPS = dano por segundo. Também se refere a personagens cuja função é causar dano (diferente dos supports e tanks)
Executed = ser abatido por uma torre sem um herói inimigo levar o crédito.
Farm = atividade que envolve obter grandes quantidades de ouro para o jogador. A melhor maneira de realizar isso é matando muitas tropas rapidamente. Certos heróis, como ashe e tristana, são bons para isto: A primeira tem uma passiva de obter ouro extra, e a segunda uma passiva de aoe.
Feed = um jogador que morre direto, "alimentando" a equipe inimiga. Ser chamado de "feeder" não é um elogio!
Harass = incomodar o inimigo com muitos ataques curtos de baixo dano, normalmente forçando-o a se curar ou preparando-o para uma emboscada.
Hero = nome não-canônico para o champion.
Humiliation = ser morto por um integrante da tropa sem atribuir crédito a um campeão inimigo.
IAS = do inglês increased attack speed, velocidade de ataque aumentada.
Juke, Juking = enganar seus amigos enquanto é perseguido. Normalmente, isto acontece na selva. Um juke de pode ir de contornar o campo de visão de seu oponente, ou mesmo levá-lo a errar a mira de uma magia.
Jungle = atacar tropas neutras, proporcionando duas rotas solo e emboscadas melhores.
Lane = as rotas onde as torres estão, que levam de uma base à outra
Last hit = acertar o último golpe, o golpe fatal.
MR = do inglês magic resist, resistência à magia. Isto serve de proteção contra habilidades mágicas, reduzindo o dano.
MS = do inglês movement speed, velocidade de movimento.
Neutrals / Neuts = os inimigos que vivem na selva.
Passive = habilidade que, embora não ativada, ajuda o personagem. A passiva de morgana, por exemplo, transforma em cura uma pequena porcentagem do dano causado por suas magias. Normalmente, passivas só se aplica ao herói que as tem.
PBAOE = do inglês point blank area of effect; área de efeito à queima-roupa, normalmente lançados em volta do próprio personagem, como o ultimate do nunu.
Proc = do inglês programmed random occurence, ocorrência programada aleatoriamente; se refere à ativação de uma arma, item ou habilidade com a chance de acerto ou chance de uso.
Root = um efeito negativo que impede a movimentação de um campeão (excluindo feitiços de invocador).
Silence = um efeito negativo que impede o uso de habilidades por um campeão (excluindo feitiços de invocador)
Skillshot = uma habilidade que lança um projétil do qual é possível esquivar. Por exemplo: A flecha do ultimate da ashe.
Snowball = um item que aumenta com abates, que pode se tornar muito perigoso.
Stun = um efeito negtativo que impede qualquer ação por um campeão (exceto feitiços de invocador)
Summoner = o invocador, sua representação no jogo. Você é o controlador do seu campeão escolhido e tem suas próprias habilidades de invocador além das próprias do campeão.
Support = personagens cuja função é apoiar outros personagens; healers, buffers, etc...
Tank = personagem com muito hp e provavelmente armadura / resistência. Sua função é iniciar batalhas contra inimigos e torres para atrair o dano para si.
TP = feitiço de invocador de teleporte para cruzar o mapa ("vou dar tp de volta").
Ult = habilidade final, as utilizadas com a letra r.
Unique = certas auras e passivas que são únicas, de forma que não são cumulativas.
- Locais:
Top, Mid, Bot = as rotas ao topo, meio e fundo.
River = o rio que corta o mapa diagonalmente em Summoners' Rift.
Baron, Nashor, Wworm = o grande chefão em forma de minhoca que dá grandes efeitos positivos à equipe inteira quando derrotado. A grande caveira vermelha no minimapa.
Dragon = um poderoso inimigo neutro que fornece ouro e experiência ao time inteiro quando derrotado. Este fica no rio perto da rota inferior.
Jungle = a selva que compõe os caminhos entre as rotas.
- Expressões no Chat:
gg = do inglês good game; bom jogo.
gj = do inglês good job; bom trabalho.
gl hf = do inglês good luck, have fun; boa sorte, divirta-se, normalmente uma frase encorajadora dita antes das partidas.
disc, dc = desconectar-se de uma partida.
brb = do inglês Be Right Back; já volto.
- Frases comuns de conversa de equipe:
b / back = indicando para que o jogador retroceda, pois inimigos estão a caminho.
bait = agir como isca, fazendo com que um ou mais inimigos se aproximem para criar uma emboscada com sua equipe.
base, basing = voltar para a base
bp, pill, pilling = do inglês Blue Pilling; "tomar a pílula azul", voltar para a base
care = cuidado, eles podem vir atacá-lo
d, defend = defender uma torre ou inibidor, impedindo a investida inimiga.
focus = se concentrar em derrotar um dos campeões inimigos em particular.
gank = sozinho ou em grupo, emboscar um inimigo.
heal = curar, seja por um feitiço de invocador, habilidade de campeão ou voltar para a base e recuperar mana e saúde.either the summoner spell, a champion ability, or the act of returning to base to regenerate HP and mana "you
Kite = atrair um campeão rival de uma área segura para uma emboscada ou qualquer situação igualmente dolorosa.
lom = do inglês "low on mana"; com baixo nível de mana.
miss, mia = do inglês "missing in action"; situação quando um campeão não está em uma das rotas, podendo indicar uma emboscada.
oom = do inglês "out of mana"; sem mana.
pot = abreviação para "potion"; poções, elixires e afins.
push = reunir a tropa para tentar destruir uma torre inimiga ("vou dar um push no mid").
QQ = dizer para alguém desistir do jogo, normalmente de raiva. Coincidentemente, parece um par de olhos chorando.
raqequit = sair de um jogo por raiva (de morrer, de perder, etc...)
shop, buy = voltar para a base para comprar itens"
feito por: Riot Aylinn
EDIT: Botei em spoiler para o tópico não ficar gigante.