Muita gente já a considerava uma “tecnologia morta” e deste ano não passa: os dias estão contados para as TVs 3D. As duas últimas grandes fabricantes, a LG e a Sony, afirmaram que a produção de seus aparelhos com esse recurso termina nesta temporada.
“A capacidade do 3D nunca realmente foi abraçada na indústria para o uso doméstico e esse não é atualmente um fator essencial quando o consumidor escolhe uma TV nova. Pesquisas indicaram que essa não é a prioridade do comprador e o mercado informal mostrou que seu uso é baixo”, comenta o Diretor de Desenvolvimento de Produtos da LG, Tim Alessi, ao CNet.
Os números explicam bem o que acontece: segundo o NPD Group, expert em tecnologia, as vendas das TVs 3D e equipamentos relacionados só caíram desde 2012 e representaram apenas 8% do total comercializado em 2016. Entre os Blu-ray com 3D nativo, a presença foi de só 11% no ano passado.
Quando “Avatar”, de James Cameron, encantou o mundo com sua narrativa tridimensional em telas IMAX em 2009, o mercado se agitou com a possibilidade de trazer uma experiência como essa para o entretenimento doméstico. No ano seguinte, as lojas receberam centenas de aparelhos com recursos 3D, incluindo diferentes tipos de óculos.
Porém, faltaram títulos e até mesmo um melhor desenvolvimento dessa tecnologia. Em 2012, tanto a DirecTV quanto a ESPN deixaram de exibir programação voltada para esse público. No ano passado, a Samsung cancelou o suporte ao 3D, assim como outros pequenos grupos, a exemplo da Sharp, a TCL e a Hisense.
Fonte: Tecmundo
“A capacidade do 3D nunca realmente foi abraçada na indústria para o uso doméstico e esse não é atualmente um fator essencial quando o consumidor escolhe uma TV nova. Pesquisas indicaram que essa não é a prioridade do comprador e o mercado informal mostrou que seu uso é baixo”, comenta o Diretor de Desenvolvimento de Produtos da LG, Tim Alessi, ao CNet.
Os números explicam bem o que acontece: segundo o NPD Group, expert em tecnologia, as vendas das TVs 3D e equipamentos relacionados só caíram desde 2012 e representaram apenas 8% do total comercializado em 2016. Entre os Blu-ray com 3D nativo, a presença foi de só 11% no ano passado.
Da esperança ao fracasso
Quando “Avatar”, de James Cameron, encantou o mundo com sua narrativa tridimensional em telas IMAX em 2009, o mercado se agitou com a possibilidade de trazer uma experiência como essa para o entretenimento doméstico. No ano seguinte, as lojas receberam centenas de aparelhos com recursos 3D, incluindo diferentes tipos de óculos.
Porém, faltaram títulos e até mesmo um melhor desenvolvimento dessa tecnologia. Em 2012, tanto a DirecTV quanto a ESPN deixaram de exibir programação voltada para esse público. No ano passado, a Samsung cancelou o suporte ao 3D, assim como outros pequenos grupos, a exemplo da Sharp, a TCL e a Hisense.
Fonte: Tecmundo