Tirar foto de si mesmo não é uma coisa assim tão inovadora, certo? Mas o termo “selfie” se popularizou inacreditavelmente! E aí entramos em uma questão: até que ponto podemos conhecer a personalidade de uma pessoa pela forma e frequência com que ela tira “selfies”? Poderia uma pessoa ser considerada narcisista por causa disso?
Alguns pesquisadores da Universidade de Brigham Young realizaram entrevistas a fim de investigar o que motiva as pessoas a tirar selfies constantes e, assim, entender por que isso se tornou uma obsessão tão grande. Dessa forma, eles encontraram três tipos de “selfie takers”: os comunicadores, os autobiógrafos e os exibicionistas.
Usam as selfies para se comunicar com outras pessoas, que geralmente são amigos, família e seguidores, se for o caso de ser uma pessoa famosa. Um dos responsáveis pelo estudo, Maureen “Mo” Elinzano, afirma que esse tipo de selfie taker tem como premissa a via de mão-dupla para a comunicação.
Os autobiógrafos têm como objetivo criar um álbum de fotografias, não necessariamente para comunicação com outras pessoas ou somente para exibir coisas ou situações, mas com o intuito de registrar um momento, uma viagem etc.
Como o próprio nome já diz, esse grupo tem como intuito somente ser visto pelos demais, sem precisar de comunicação. Essas pessoas gostam de expor suas vidas, cada detalhe, para que todos possam ver, conforme explica Harper Anderson, que também participou da pesquisa. Um exemplo bastante conhecido é a estrela do Instagram Kim Kardashian.
Fonte: Tecmundo
Alguns pesquisadores da Universidade de Brigham Young realizaram entrevistas a fim de investigar o que motiva as pessoas a tirar selfies constantes e, assim, entender por que isso se tornou uma obsessão tão grande. Dessa forma, eles encontraram três tipos de “selfie takers”: os comunicadores, os autobiógrafos e os exibicionistas.
Comunicadores
Usam as selfies para se comunicar com outras pessoas, que geralmente são amigos, família e seguidores, se for o caso de ser uma pessoa famosa. Um dos responsáveis pelo estudo, Maureen “Mo” Elinzano, afirma que esse tipo de selfie taker tem como premissa a via de mão-dupla para a comunicação.
Autobiógrafos
Os autobiógrafos têm como objetivo criar um álbum de fotografias, não necessariamente para comunicação com outras pessoas ou somente para exibir coisas ou situações, mas com o intuito de registrar um momento, uma viagem etc.
Exibicionistas
Como o próprio nome já diz, esse grupo tem como intuito somente ser visto pelos demais, sem precisar de comunicação. Essas pessoas gostam de expor suas vidas, cada detalhe, para que todos possam ver, conforme explica Harper Anderson, que também participou da pesquisa. Um exemplo bastante conhecido é a estrela do Instagram Kim Kardashian.
Fonte: Tecmundo