Baleia Azul: O Jogo do Suicídio 06.04.17 20:39
Você já ouviu falar no jogo Baleia Azul ou então Blue Whale, como é originalmente conhecido?
O macabro jogo que viralizou em parte da Europa e na Rússia faz uma série de desafios aos adolescentes. A última tarefa proposta: suicídio.
No Brasil ainda não há relatos de casos envolvendo a nova ‘moda’ das redes sociais. Contudo, a orientação de especialistas é que os pais orientem e monitorem os filhos para evitar tragédias envolvendo o jogo.
O que é realmente o jogo?
Segundo a imprensa internacional, o Baleia Azul funciona em grupos fechados na internet. Na web, um dos mentores passa a orientação do desafio a ser feito no dia. Dentre as tarefas estão assistir filmes de terror por 24 horas, cortar a pele, pular de prédios e desenhar símbolos pré-estabelecidos. O jogo tem duração de 50 dias, com a tarefa mortal.
Acredita-se que o Baleia Azul foi baseado no filme “Laranja Mecânica”, clássico que tem uma polêmica cena de lavagem cerebral.
Intervenção
Os pré-adolescentes são mais suscetíveis a entrar no jogo por perderem mais facilmente o senso de realidade. “A cada tarefa concluída ele se sente mais poderoso”, observa a psicóloga, psicopedagoga e professora universitária Sylvia Flores.
É fundamental que os pais observem quantas horas de sono o filho está tendo. A privação do sono é uma das piores torturas e mais devastadoras na destruição do ego. “O sono faz parte da saúde mental. Quando sofre privação do sono, muito rapidamente a pessoa perde a noção da realidade e entra em estado psicótico”. “Essas estratégias podem levar uma pessoa a cometer suicídio”.