Olá Convidado, tudo bom?
Eu estava pensando, muitas pessoas gostam de programar, queriam aprender pelo menos o básico de HTML e CSS. Aqui estou eu, ensinando com um tutorial e aprendendo com o mesmo, quando fazemos um tutorial, até aprendemos algumas coisas que não tínhamos prestado atenção antes, mas, não desviando o assunto, começaremos aqui uma série de tutoriais ensinando o básico de HTML e CSS, quem sabe passaremos para o avançado mais para frente.
Começando aqui sabemos que um website é feito essencialmente de documentos HTML. Para aprender ou então por em prática os conhecimentos, iremos criar uma página básica HTML com elementos essenciais.
CRIANDO O DOCUMENTO
Para começar, abra seu editor de texto de sua preferência e crie um novo arquivo, nesse arquivo lembre-se de que o arquivo precisará ser com a extensão “.html”. Nesse novo arquivo, salvaremos o mesmo com o nome de “index.html”.
ESTRUTURANDO O DOCUMENTO
Com o HTML5, ficou muito simplificado na hora de iniciar uma nova página. Iremos ver as tags essenciais para um novo documento HTML, as mesmas são:
• doctype, especificando o tipo do documento;
• html com o atributo lang, para identificar a língua do conteúdo que será escrito;
• head, com as informações de cabeçalho não visíveis da página;
• meta especificando a codificação da página (charset);
• title com o título da página;
• body, que conterá o conteúdo da página;
Nós podemos começar com o doctype:
Em seguida, abrimos a tag html:
Em seguida, a tag head:
Dentro da tag head, colocaremos primeiro a tag meta especificando a codificação.
Na sequência, inserimos a tag title:
Com isso, fechamos a tag head e abrimos a tag body que irá conter o conteúdo da página:
A outra tag que você vê, começando com <!— e terminando com --> é um comentário HTML. Comentários são elementos neutros que não influem em nada dentro de uma página.
Abaixo temos o código completo de nossa página em HTML:
Até o próximo tópico ensinando mais sobre HTML e CSS
Clique aqui para ir ao próximo tutorial ~ ppF
Eu estava pensando, muitas pessoas gostam de programar, queriam aprender pelo menos o básico de HTML e CSS. Aqui estou eu, ensinando com um tutorial e aprendendo com o mesmo, quando fazemos um tutorial, até aprendemos algumas coisas que não tínhamos prestado atenção antes, mas, não desviando o assunto, começaremos aqui uma série de tutoriais ensinando o básico de HTML e CSS, quem sabe passaremos para o avançado mais para frente.
Começando aqui sabemos que um website é feito essencialmente de documentos HTML. Para aprender ou então por em prática os conhecimentos, iremos criar uma página básica HTML com elementos essenciais.
CRIANDO O DOCUMENTO
Para começar, abra seu editor de texto de sua preferência e crie um novo arquivo, nesse arquivo lembre-se de que o arquivo precisará ser com a extensão “.html”. Nesse novo arquivo, salvaremos o mesmo com o nome de “index.html”.
ESTRUTURANDO O DOCUMENTO
Com o HTML5, ficou muito simplificado na hora de iniciar uma nova página. Iremos ver as tags essenciais para um novo documento HTML, as mesmas são:
• doctype, especificando o tipo do documento;
• html com o atributo lang, para identificar a língua do conteúdo que será escrito;
• head, com as informações de cabeçalho não visíveis da página;
• meta especificando a codificação da página (charset);
• title com o título da página;
• body, que conterá o conteúdo da página;
Nós podemos começar com o doctype:
- Código:
<!doctype html>
Em seguida, abrimos a tag html:
- Código:
<html lang="pt-BR">
Em seguida, a tag head:
- Código:
<head>
Dentro da tag head, colocaremos primeiro a tag meta especificando a codificação.
- Código:
<meta charset="UTF-8">
Na sequência, inserimos a tag title:
- Código:
<title>HTML e CSS ~ power-pixel.net</title>
Com isso, fechamos a tag head e abrimos a tag body que irá conter o conteúdo da página:
- Código:
</head>
<body>
<!-- conteúdo da página -->
</body>
A outra tag que você vê, começando com <!— e terminando com --> é um comentário HTML. Comentários são elementos neutros que não influem em nada dentro de uma página.
Abaixo temos o código completo de nossa página em HTML:
- Código:
<!doctype html>
<html lang="pt-BR">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>HTML e CSS ~ power-pixel.net</title>
</head>
<body>
<!-- conteúdo da página -->
</body>
</html>