Guia do Iniciante 31.10.17 22:40
Se você acabou de baixar Paladins e ainda está um pouco perdido e/ou não entendeu muito bem como funcionam os sistemas do jogo, nós vamos explicar! Reserve um pouco do seu tempo para ler este guia, pois será muito útil na sua compreensão do funcionamento de Paladins.
O que é Paladins?
Paladins: Champions of the Realm é um jogo de tiro baseado em equipes com elementos de estratégia e progressão do personagem no jogo através de um sistema de baralhos de cartas colecionáveis. Essas cartas ampliam ou adicionam pontos a um núcleo de habilidades dos personagens e podem ser combinadas de várias maneiras interessantes. Paladins é gratuito para jogar e está atualmente em fase Open Beta para PCs e para consoles. Para se registrar clique aqui.
Campeões
Em Paladins, os jogadores podem escolher um Campeão da lista para jogar durante cada partida. Cada Campeão tem um estilo diferente de jogo e habilidades únicas para ajudar a equipe. Os campeões tem cinco habilidades diferentes: uma arma/ferramenta para lutar, três habilidades específicas de cada campeão e uma habilidade especial (Ultimate). Você pode explorar as habilidades de cada Campeão na aba Campeões dentro do jogo.
Classes
Paladins possui atualmente 4 classes de campeões. Cada classe possui uma função dentro do jogo, sendo que os campeões dessas classes têm habilidades e cartas específicas para melhor desempenho na sua função, e não em outras.
Linhas de Frente são campeões com bastante vida e com a habilidade de projetar escudos. Sua função é levar o dano do time inimigo no lugar dos seus aliados, protegendo-os e conquistando o ponto de captura. Eles também devem ajudar a eliminar o time inimigo, causando dano neles.
Suportes são campeões cujas funções são curar e debilitar os inimigos. Eles devem permanecer logo atrás do Linha de Frente para que não morram facilmente. Manter o Linha de Frente vivo é a prioridade, mas eles também devem curar os outros aliados e controlar o time inimigo com debuffs (chamado de Controle Coletivo em Paladins) e dano.
Danos são campeões cuja função principal é limpar o ponto de captura matando os inimigos. Eles devem permanecer perto do ponto para ajudar na captura caso o Linha de Frente morra.
Flancos são campeões que sua função principal é atacar pelo flanco, ou seja, pelos lados e pelas costas. São rápidos e possuem dano massivo para eliminar um inimigo com facilidade caso a batalha fique um contra um. Além disso, o Flanco deve tirar a atenção do inimigo do ponto, podendo ir atrás deles na base inimiga para atrasá-los.
Cartas
As cartas são uma parte muito importante de Paladins, e construir o baralho certo para o seu estilo de jogo é fundamental. Felizmente, se você ainda está começando, cada Campeão possui um baralho predefinido para ajudar você a se acostumar com o sistema! As cartas podem ser obtidas tanto por criação com Essência quanto por Baús (veja a seção Baús mais abaixo).
As cartas possuem vários níveis, sendo que quanto maior o nível, mais pontos a carta toma do baralho. Você pode decidir o nível de cada carta equipada no seu baralho.
Baralhos
Cada Campeão tem cinco Baralhos (Decks) para serem escolhidos durante o jogo. Um deles é predefinido e não pode ser alterado, os outros quatro podem ser montados pelo próprio jogador.
Cada Baralho funciona com um sistema de pontos onde cada carta tem um valor específico associado a ela, e o baralho possui 12 pontos para serem gastos. Cada Baralho deve ter cinco cartas. Carregar as cartas custa pontos e aumentam a efetividade da carta. Você também pode importar baralhos de outros jogadores do ranking mundial, pesquisando por nome ou escolhendo na lista de amigos.
A Raridade das cartas afeta o preço delas em Essência e a probabilidade de elas serem obtidas em baús.
Cartas Lendárias
As Cartas Lendárias funcionam como uma habilidade especial. Cada campeão começa com uma carta pré-definida, e as outras podem ser compradas com Essência (semelhante aos baralhos). Ela deve ser selecionada no início da partida, antes de selecionar o baralho, e não pode ser trocada durante a partida.
Cartas Temporárias / Itens
Durante uma partida, você ganhará Créditos por realizar várias tarefas (capturar um objetivo, matar um oponente etc.). No início de cada rodada, você pode usar os Créditos para comprar Cartas Temporárias ou Itens (Burn Cards), o painel é acessado com a tecla "i". Essas cartas podem te ajudar em coisas como reduzir a capacidade de cura do inimigo, fazer mais dano em escudos, e muito mais!
Você ganha mais créditos ao fazer atividades de acordo com a sua classe, por exemplo, Linhas de Frente ao capturar o objetivo, Suportes ao curarem um aliado, Flancos por fazerem eliminações pelas costas, etc.
Você pode ter no máximo quatro cartas temporárias, uma de cada categoria, e aumentar a efetividade delas gastando mais créditos. Elas expiram depois que a rodada termina no modo Carregamento.
Essências
Como dito anteriormente, Essência é a "moeda" usada para criar cartas (do baralho e Lendárias). Elas são obtidas nos Baús Radiantes ao receber cartas repetidas. Quanto maior a raridade da carta repetida, mais Essência ela dará em troca. Você também pode "desencantar" as cartas que você não usa para transformá-las em Essência e criar outras cartas.
Montarias
Ao começar uma rodada, você sobe na sua montaria, aumentando a velocidade de movimento. Levar dano em cima da montaria faz você descer dela, e, uma vez em combate, só poderá montar de novo quando reviver ou terminar a rodada.
Modos de Jogo
Atualmente existem três modos de jogo em Paladins: Cerco (Siege), Carregamento (Payload) e Sobrevivência (Survival). Todos colocam duas equipes de cinco Campeões cada, uma contra a outra. Eles podem estar dentro do modo Casual (contra jogadores) e Treinamento (contra bots, inteligência artificial). Um jogador novato joga contra bots até atingir o nível 5, mesmo selecionando o modo Casual.
Cerco
No modo Cerco ou Siege, o objetivo é conseguir quatro pontos antes do outro time. Uma equipe obtém 1 ponto capturando um ponto de captura, e mais 1 ponto se conseguir levar o carregamento até a base inimiga dentro do tempo. A equipe adversária ganha 1 ponto se impedir o carregamento de chegar na base.
No início da rodada, um ponto de captura aparecerá no mapa dentro do tempo de preparo das equipes. As equipes devem correr para capturá-lo ficando dentro do círculo mais tempo que o outro time. Quando o ponto for capturado, um carrinho irá surgir, e a equipe terá que escoltar o carrinho até a base inimiga. Se não houver ninguém da equipe de captura próximo ao carrinho, ele para de se mover. Ele também para de se mover quando alguém da equipe de impedimento fica próximo ao carregamento.
A partida termina quando o carregamento chega na base inimiga ou quando o tempo se esgota.
Carregamento
No modo Carregamento ou Payload, o objetivo é apenas escoltar ou impedir a carroça de chegar na outra base. Não há contagem de pontos, e sim uma porcentagem que indica quanto o seu time conseguiu empurrar a carroça, e o tempo aumenta quando o carregamento chega em um ponto de verificação (checkpoint). Há duas rodadas, e os itens são resetados ao término da primeira. Ganha a partida o time que chegar em 100% (ou o mais perto disso) em menos tempo.
Chacina
No modo Chacina, cada eliminação dá ao time 5 pontos, e controlar a grande área de combate no centro da arena (objetivo) dá 2 pontos por segundo. O primeiro time a conseguir 400 pontos, ou o time com mais pontos depois de 10 minutos, é o vencedor.
Competitivo
O modo competitivo atualmente funciona apenas como o modo Cerco, dando a mesma quantidade de ouro e experiência como recompensas, mas o modo Competitivo você ganha Pontos de Triunfo (Triumph Points, TP).
Existem 7 Tiers/Camadas na Ranked 2.0:
- Bronze
- Prata
- Ouro
- Platina
- Diamante
- Mestre
- Grão-Mestre
De Bronze até Diamante existem 5 divisões dentro de cada Tier. Jogar competitivamente agora lhe dá Pontos de Triunfo (Triumph Points, TP). Ganhar TP o suficiente irá promover você da sua divisão atual. Mestre é a maior divisão que pode ser alcançada, e a partir daí os 100 jogadores com mais TP são colocados na divisão Grão-Mestre.
Antes de jogar o Modo Competitivo, um jogador precisará ter nível 15 de conta e possuir pelo menos 12 personagens desbloqueados. Não há requerimentos de maestria para esses personagens. Os novos jogadores precisarão jogar 15 partidas provisórias antes de serem colocados em uma divisão. A colocação será baseada na sua performance nos jogos qualificativos.
Se você está em Bronze, Prata, Ouro ou Platina, você pode criar um grupo de 5 pessoas para jogar o modo competitivo, mas apenas se todos os jogadores no grupo também forem Bronze, Prata, Ouro ou Platina.
Jogadores em Diamante, Mestre e Grão-Mestre podem apenas fazer grupo de 2 pessoas. Jogadores Diamante podem fazer grupo com Platina, Diamante, Mestre ou Grão-Mestre.
Jogadores que ainda estão nos jogos provisórios podem apenas formar grupo de 2 pessoas com outros Bronze, Prata, Ouro ou Platina.
Ganhar jogos competitivos fará você ganhar TP. Se você chegar a 100 TP, você é promovido para a próxima divisão e seus TPs voltam para 0. Pontos excessivos (por exemplo, 105) são adicionados na sua nova divisão (ficaria com 5). Performance excepcional pode fazer você pular ainda mais divisões quando promovido.
Perder jogos competitivos fará você perder TP. Se você perder um jogo competitivo quando possuir 0 TP, você será rebaixado para a divisão anterior. Você não poderá ser rebaixado dessa forma até que jogue 5 jogos dentro da sua divisão atual. Jogadores ficam com 70 TP quando rebaixados.
Conforme você joga a ranqueada, você poderá receber recompensas exclusivas para a temporada.
- Qualifique-se para o competitivo e receba uma borda de carregamento que mostra a divisão mais alta alcançada por você na temporada, e também receba um Baú de Aparência.
- Jogue 25 jogos competitivos e ganhe um Baú de Armas.
- Alcance a divisão Ouro 5 para receber a coleção épica do Drogoz: Terrormorph.
- Ganhe 100 jogos competitivos para receber a arma épica do Drogoz: Mandíbula Terrormorph.
- Ganhe 200 jogos competitivos para receber o título "Forjado Em Batalha".
- Termine a temporada como Grão-Mestre ou no Top 3 de qualquer Placar de Campeões para receber uma recompensa em Cristais.
Mapas de Teste
Dentro do modo Casual, você encontra o modo de Mapas de Teste, onde a partida ocorrerá dentro de um mapa sem textura, em desenvolvimento, e que você acessa um formulário de feedback após o término da partida. Esses mapas são atualizados constantemente.
Personalizado
O modo Personalizado possui salas de partidas criadas por jogadores, em que é possível selecionar o mapa (de modo Cerco ou Carregamento), a quantidade de jogadores (de 1v1 até 5v5), definir uma senha (opcional) e um nome para a sala. Neste modo não se ganha experiência nem ouro.
Compras
É possível obter alguns items por meio de compra dentro de Paladins, com as moedas de ouro. Para comprar Skins (aparências) de vestimentas e armas, é necessário escolher o Campeão que deseja customizar na aba Campeões ou ir na aba Loja. O ouro também é usado para desbloquear Campeões e comprar Baús Radiantes. Você obtém ouro ao completar partidas (se sair vitorioso, ganha mais ouro) e ao subir o nível de Maestria de campeões. Alguns itens também podem ser comprados com Cristais , que são obtidos em recompensa de login diário ou comprando com dinheiro real. Existe também o Pacote de Fundador (pago com dinheiro), que desbloqueia todos os campeões atuais e futuros, e garante cristais e roupas exclusivas, além de uma Melhoria de Conta de um mês (que pode ser comprada separadamente com cristais). A Melhoria dá o dobro de Experiência e Ouro no final das partidas e ao subir de nível.
Baús
Ao subir de nível na sua conta de Paladins, você ganha um Baú Radiante. Nesse baú vêm 3 itens (4 se você tiver a Melhoria de Conta ativada), que podem ser: cartas, emotes (ativados na tecla B durante a partida), roupas, sprays, Essência e poses de melhor jogada.
O Baú Radiante também pode ser comprado com ouro. Existem outros tipos de Baú: o Baú Colossal garante uma customização de personagem de raridade Exclusiva ou Rara, mas vem um item por baú. Existem outros baús com pacotes de customização para um personagem apenas ou customizações eventuais, que irão sair do jogo em breve.
Maestria
Cada vez que você joga com um Campeão, dependendo do seu desempenho, você obtém pontos de maestria. Os pontos de maestria aumentam o nível de Maestria no campeão. As maestrias dão recompensas de Ouro ou Baú Radiante, e em níveis mais elevados desbloqueiam as Recompensas de Maestria (skin, spray, pose e emote).
Conquistas
As conquistas são tarefas específicas que lhe garantem uma insígnia ao completá-la. Algumas possuem níveis (como as conquistas de Maestria), outras são únicas (como a conquista Boom Head Shot).
Sprays
Sprays são imagens que são desenhadas ao pressionar T mirando em uma parte do mapa dentro da partida. Além do spray padrão, com o logo do Paladins, você pode ganhar sprays específicos de cada personagem nos Baús Radiantes e Colossais, ou em baús de pacotes de customização. Os sprays de baús radiantes e colossais vêm com uma carta dourada, e o spray é a arte dessa carta. Os sprays de cartas só podem ser usados com o personagem que possui aquela carta.
Títulos
Os títulos são frases que aparecem abaixo do seu nome durante o lobby de uma partida. Os títulos podem ser obtidos ao chegar na maestria 20 com algum campeão, e selecionados em seu perfil (acessado ao clicar no retângulo superior direito com suas informações). Em breve novos títulos poderão ser obtidos de outras maneiras.