Imagine o seu líder mundial menos favorito. (Leve o tempo que precisar.)
Agora, imagine se essa pessoa não fosse humana, mas sim uma rede de milhões de computadores em todo o mundo. Este digi-ditador tem acesso instantâneo a cada trecho de informações gravadas sobre cada pessoa que já viveu. Pode fazer milhões de cálculos em uma fração de segundo, controlar a economia mundial e os sistemas de armas com autonomia divina e – o mais assustador de tudo – nunca, jamais, morrer.
Este ditador digital impensável, de acordo com o fundador das empresas Tesla e SpaceX, Elon Musk, é um dos cenários mais sombrios que nos espera no futuro, se a pesquisa sobre a inteligência artificial continuar sem regulamentações sérias.
“Estamos indo rapidamente para a superinteligência digital que excede qualquer ser humano, eu acho que é bastante óbvio”, disse Musk em um novo documentário sobre inteligência artificial chamado “Do You Trust This Computer?” (‘Você Confia Neste Computador’). dirigido por Chris Paine (que entrevistou Musk anteriormente para o documentário “Who Killed The Electric Car?“).
"Se uma empresa ou um pequeno grupo de pessoas conseguir desenvolver super-inteligência digital divina, eles podem dominar o mundo."
Humanos tentaram dominar o mundo antes. No entanto, uma IA autoritária teria uma vantagem terrível sobre os humanos que pensam como ela, disse Musk.
Musk disse;
"Pelo menos quando há um ditador malvado, esse humano vai morrer. Mas para uma IA não haveria morte. Ela viveria para sempre e então você teria um ditador imortal, do qual nunca poderíamos escapar."
E, esse hipotético ditador de IA nem precisaria ser mal para representar uma ameaça aos humanos, acrescentou Musk. Tudo o que tem que ser é determinado.
"É como se estivéssemos construindo uma estrada e um formigueiro estivesse no caminho. Não odiamos formigas, estamos apenas construindo uma estrada. Então, adeus, formigueiro."
Aqueles que acompanham as notícias do Musk-verso não ficarão surpresos com suas opiniões no novo documentário; o magnata da tecnologia há muito tempo é um crítico da inteligência artificial descontrolada. Em 2014, Musk a chamou de “a maior ameaça existencial” da humanidade, e em 2015, ele se juntou a um punhado de outros especialistas em tecnologia e pesquisadores, inclusive Stephen Hawking, para instar a ONU a banir os robôs assassinos. Ele disse que a IA não regulamentada representa “muito mais risco do que a Coréia do Norte”, e propôs iniciar algum tipo de programa de supervisão federal para monitorar o crescimento da tecnologia.
“Os riscos públicos exigem supervisão pública”, ele twittou. “Livrar-se da FAA* [não] faria voar mais seguro. Eles estão lá por uma boa razão.”
(*Federal Aviation Administration)
“Do You Trust This Computer?” concentra-se nas crescentes preocupações com saúde pública e segurança, ligadas à ascensão da IA, e contém entrevistas com muitos outros magnatas da tecnologia, pesquisadores, bem como a Erica, a assustadora robô de fundição de notícias. O documentário está disponível aqui.
Fonte
OVNI Hoje