Vem monstro! Vazam primeiras informações da Nvidia GTX 1180 27.04.18 18:38
O lançamento oficial da próxima geração de placas de vídeo da Nvidia para uso doméstico só deverá acontecer no segundo semestre, mas enquanto isso, começam a surgir indícios do poder de fogo da substituta da GTX 1080, e as notícias são ótimas.
Isso porque a GTX 1180 poderá contar com a nova geração de memórias GDDR6, que conseguem atingir velocidades ainda maiores que a GDDR5X da 1080. Como consequência, a nova placa poderia oferecer até 16 gb/s, enquanto o limite do modelo anterior era de 10 gb/s.
A arquitetura também seria diferente: Turing ao invés da Pascal, e seria fabricada com litografia de 12 nanômetros ao invés de 16 da antecessora. Ou seja, tão otimizada nesse quesito como a profissional e caríssima Quadro GV100, anunciada no mês passado.
A placa rodaria, ainda, em 1.6GHz, chegando a 1.8Ghz em overclock. Mais uma diferença entre as gerações apontada pelo rumor é que o modelo top de linha de 2018 poderia trazer uma versão de 16 GB da GPU, além de uma versão "básica" com 8 GB. Tá bom, né?
Parece irônico, mas conforme as placas de vídeo evoluem, ao mesmo passo há uma tendência de consumo menor de energia, e isso não seria diferente na GTX 1180, que seria alimentada com 170w - chegando a 200w em trabalhos mais intensos - contra 180w da sua antecessora.
Finalizando, o pequeno monstro da linha GTX 1100 teria performance de até 13 teraflops por segundo, e poderia custar US$ 100 a mais que a top de linha de 2016, chegando ao mercado por US$699. Seria esse aumento motivado pela alta procura de placas de vídeo para uso de mineração digital?
Mais novidades
A Nvidia está preparando sua próxima geração de GPUs domésticas para o segundo semestre, mas nesse já mostrou a Quadro GV100, voltada para profissionais de vídeo, além de ter oferecido uma degustação da sua inteligência artificial capaz de restaurar fotografias danificadas instantaneamente.
Com a robustez dos novos produtos e soluções da empresa, infelizmente o suporte a sistemas 32-bit está sendo descontinuado, e mesmo as novas placas não receberão atualizações caso não sejam instaladas em SOs de 64-bit.
A empresa, porém, promete que problemas críticos de segurança - quando houver grave exposição da máquina do usuário - serão corrigidos até janeiro de 2019. Depois disso, apenas migrando para um sistema compatível.
O que achou das possíveis configurações da GTX 1180? Conte para a gente as suas primeiras impressões!
Fonte
Tudocelular