Algo explodiu no espaço e os cientistas não sabem o que foi 27.06.18 19:33
No dia 17 de junho, os telescópios gêmeos ATLAS no Havaí detectaram um clarão no espaço que não estava lá quando eles conferiram cerca de dois dias antes. Este evento espacial incomum, apelidado de ‘The Cow‘ (A Vaca), é, de acordo com as primeiras interpretações, algum tipo de explosão de partículas de alta energia que se aproximam da velocidade da luz. Sua temperatura superficial é superior a 8900 ° C e está se expandindo a 20.000 quilômetros por segundo.
A maioria das supernovas leva algumas semanas ou até mais para atingir seu brilho total, mas essa explosão levou dias. “Ela realmente apareceu do nada”, diz Kate Maguire, da Queen’s University Belfast (Irlanda), que faz parte da equipe da ATLAS. Seu brilho máximo era incrivelmente alto, 10 a 100 vezes mais brilhante que a maioria das supernovas normais.
“Há outros objetos que foram descobertos que são tão rápidos, mas a rapidez e o brilho, isso é bastante incomum”, diz Maguire. “Não houve realmente outro objeto como este.”
Vaca espacial
As observações foram relatadas no Astronomer’s Telegram, um site onde os astrônomos postam novas observações de fenômenos cósmicos de curta duração, onde foi catalogado como AT2018cow, ou “Cow”. O nome foi apenas uma coincidência – os eventos no Astronomer’s Telegram recebem rótulos de três letras, em ordem alfabética, com base em quando foram adicionados.
Inicialmente, parecia que a explosão deveria estar em nossa própria galáxia para parecer tão luminosa. Mas logo após as observações iniciais, um grupo de astrônomos chineses encontrou detalhes em sua luz que indicavam que provavelmente viria de outra galáxia, a quase 200 milhões de anos-luz de distância.
Nos dias que se seguiram, diversas equipes de astrônomos usaram pelo menos mais 18 telescópios para observarem a Vaca, realizando observações mais detalhadas em uma variedade de diferentes comprimentos de onda de luz.
“Acredito que esse seja o maior número de relatórios para um único objeto já publicado no Astronomer’s Telegram“, diz Robert Rutledge, da McGill University, no Canadá, o editor-chefe do site.
Essas observações levaram à interpretação de que a Vaca seja uma espécie de explosão de partículas de alta energia que se aproximam da velocidade da luz. Sua temperatura superficial é superior a 8900 ° C e está se expandindo para fora a 20.000 quilômetros por segundo.
Muito brilhante, rápido demais
“Ainda não sabemos ao certo o que é, mas o mecanismo de alimentação normal para uma supernova é o decaimento radioativo do níquel, e esse evento é muito brilhante e rápido demais para isso”, diz Maguire.
Algumas observações posteriores indicam que pode ser um tipo de supernova chamado Ic, diz Rutledge, mas “mais espectroscopia será necessária antes de colocarmos uma tampa nela”. Pode ser ainda outro tipo de explosão estranha no espaço. .
A Vaca (Cow) está relativamente próxima quando comparada a outras explosões rápidas que vimos, por isso é mais fácil vê-la em detalhes…
Fonte
OVNI Hoje