Após anunciar os planos da SpaceX para levar um grupo de “turistas espaçais” para dar uma volta na Lua, Elon Musk continuou explicando que esse seria um passo a ser dado antes de levar a humanidade a Marte. Mas quando isso exatamente poderia acontecer não ficou tão claro em seu evento recente. Em uma mensagem no Twitter, entretanto, Musk revelou que o objetivo da SpaceX é estabelecer uma base no Planeta Vermelho por volta de 2028.
Essa informação está de acordo com o que ele mesmo e a SpaceX divulgaram no passado, mas não deixa de ser uma meta ambiciosa. Temos menos de 10 anos pela frente, e a SpaceX precisa não apenas desenvolver, fabricar, testar e conseguir um foguete confiável para realizar a viagem com passageiros humanos até Marte, mas também deve resolver problemas para sustentar uma equipe por lá.
A ideia original da SpaceX é que os tripulantes fiquem cerca de um ano em Marte coletando gelo, que seria transformado em água e, em seguida, em hidrogênio, para servir de combustível para a viagem de volta à Terra.
Isso se torna ainda mais ambicioso quando a NASA, a agência espacial mais experiente do mundo, ainda considera se é possível ou não fazer o mesmo na década de 2030. Em outras palavras, o objetivo de Musk pode acabar se mostrando muito otimista.
De qualquer forma, esse é o prazo “mais realista” que Musk tem no momento. Um de seus seguidores fez esse questionamento no Twitter e conseguiu a resposta que dá um prazo para a construção de uma base. Ele ainda fez uma divertida referência à renomada série de ficção científica Battlestar Galactica, cuja trama mostra um grupo de humanos vagando no espaço em busca de um planeta para construir uma colônia.
Mesmo com isso, a SpaceX planeja fazer os primeiros lançamentos com tripulantes humanos alguns anos antes de 2028 para avaliar as possibilidades de estabelecimento de uma colônia em Marte. Felizmente, a tarefa não deve ser tão perigosa quanto a dos personagens de Galactica, uma vez que não temos os Cylons nos perseguindo onde quer que vamos. (ainda).
Fonte
Tecmundo