10 filmes para descobrir o cinema nacional na Netflix 22.04.16 15:28
Em comemoração ao descobrimento do Brasil, celebrado em 22 de abril, o Diário de Santa Maria separou uma lista de filmes nacionais para ver na Netflix.
A quantidade de filmes nacionais na plataforma ainda é restrita, no entanto, há uma boa combinação de filmes recentes - dramas, documentários e romances - com boa trajetória nos cinemas ou entre a crítica especializada. Há, inclusive, no menu da Netflix, uma sessão "filmes brasileiros", com mais de 60 títulos para curtir as obras do nosso cinema.
1) Chatô, o Rei do Brasil (2015)
Dirigido e produzido por Guilherme Fontes, "Chatô" traz uma versão romantizada da vida de Assis Chateaubriand (Marco Ricca), magnata da comunicação e fundador dos Diários Associados. A vida de Chateaubriand é analisada a partir de um AVC, que o faz delirar com um julgamento, onde antigos amores e desafetos se unem para o acerto de contas. O filme começou a ser produzido em 1995 e foi interrompido em 1999, mas só foi concluído em 2015.
2) Dominguinhos (2014)
Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941-2013), discípulo de Luis Gonzaga e autor de sucessos como "Eu Só Quero um Xodó" e "Lamento Sertanejo". Sua obra revive em imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.
3) Em busca de Iara (2013)
Por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana, a obra resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.
4) O Som ao Redor (2012)
A presença de uma milícia em uma rua de classe média, na zona sul do Recife, muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.
5) 2 coelhos (2012)
Após se envolver em um grave acidente automobilístico, no qual uma mulher e seu filho são mortos, Edgar (Fernando Alves bobba) é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual. Logo em seguida, ele parte para uma temporada em Miami, onde retorna com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto Maicon, um criminoso que consegue escapar da justiça graças ao suborno de políticos influentes.
6) O Palhaço (2011)
Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai, Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e, volta e meia, pensa em abandonar aquela vida. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
7) Tropa de Elite (2007)
Apresenta a rotina do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente, dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, indignando-se com a corrupção existente no batalhão em que atuam.
8) Cidade de Deus (2002)
Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela do Rio de Janeiro conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo. E, através de seu olhar atrás da câmera, ele analisa o dia-a-dia da favela onde vive. Indicado a quatro Oscars.
9) O Menino Maluquinho (1995)
Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso da classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí surge o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras e aprende lições valiosas sobre a estrada da vida.
10) Gabriela, Cravo e Canela (1983)
Na Bahia, em 1925, uma das maiores secas da história do Nordeste leva para Ilhéus Gabriela (Sônia Braga), uma bela retirante que com sua sensualidade conquista a todos, principalmente Nacib (Marcello Mastroianni), dono do bar mais popular da cidade, que emprega Gabriela para trabalhar em sua casa e com quem tem um caso. O relacionamento dos dois fica tão intenso que eles se casam, mas tudo parece desmoronar quando Gabriela lhe é infiel com o maior conquistador da cidade. Baseado no livro de Jorge Amado.
Créditos: Diário de Santa Maria