É fácil ignorar a especulação que a Apple está trabalhando em óculos inteligentes, tendo em vista que é um tanto difícil imaginar a companhia vendendo os acessórios. Mas é difícil também a Apple não fazer nada sobre.
Se óculos inteligentes se tornarem populares, é provável que a Apple seja “obrigada” a entrar no mercado como responsabilidade fiduciária dos seus acionistas.
Considere a situação da pobre Apple. As margens de smartphones estão encolhendo, enquanto o mercado de tablets também não fica muito atrás. E smartwatches não estão se sobressaindo como uma plataforma popular. A Apple TV ainda não está trazendo grandes lucros. Então, a Apple precisa se adaptar e manter-se na evolução da tecnologia para continuar a dominar o mercado consumidor assim como garantir um crescimento seguro.
Da mesma forma, a escolha para smartphone no futuro pode ser ditada pelo uso de óculos inteligentes. Se a tecnologia for às massas e exigir um aparelho Android, a Apple então poderia perder sua presença no mercado.
O que é certo: a Apple está trabalhando em smart glasses
Em novembro, a Bloomberg reportou que a Apple estava pensando sobre entrar no mercado dos “óculos digitais”. O relatório foi baseado em fontes anônimas que disseram que a Apple está considerando óculos que iriam à venda em 2017 e “mostram imagens e outras informações no campo de visão do usuário e que podem talvez usar realidade aumentada”.
No início do ano passado, o Financial Times reportou que a Apple estava montando um grande time focado em realidade aumentada e virtual e que havia contratado funcionários da Microsoft e Lytro.
Curiosamente, a Apple fez algumas aquisições de companhias baseadas em realidade aumentada. A Apple comprou a PrimeSense, que faz a tecnologia da Kinect da Microsoft, adquiriu as startups de realidade aumentada Metaio, Faceshift, Emotient e Flyby. Patentes relacionadas a realidade aumentada da Apple retomam a uma década.
Robert Scoble, blogger de tecnologia e evangelista, publicou um rumor no Facebook que a Apple pode estar trabalhando com a Carl Zeiss em óculos inteligentes.
Todo esse planejamento e investimentos podem valer a pena para a Apple quando óculos inteligentes se tornarem populares.
E quando eu digo mainstream, eu digo completamente mainstream. E se todos os óculos forem inteligentes?
Para você ter uma ideia do que digo, a companhia que faz os seus óculos está se tornando “inteligente”.
Fonte: Terra