Guia básico sobre desenvolvimento 03.10.20 21:26
Faz um pouco mais de 1 ano que parei de mexer com FiveM mas ganhei bastante conhecimento na área e não custa nada eu tentar incentivar novatos. Coisas neste tópico pode e deve ser usado para além do FiveM como, WebDesenvolvimento, programação em JS, etc.
Se você tiver algo a acrecentar construtivamente à este tópico por favor comente que irei adicionar e créditos ao mesmo.
Como disse anteriormente isso é um incentivo a novatos, então este tópico é direcinado a usuários inexperientes no ramo e quer ter pelo menos uma base no assunto.
Estarei explicando para o usuário casual da internet então não espere que eu use Linux, códigos em terminais/IIS, GitHub e GitBash.
Para iniciarmos primeiro você precisa entender o conceito e raciocinio dos arquivos básicos do FiveM que é o Start do mesmo, o FiveM chama de artifacts que são arquivos básicos para iniciar qualquer Módulos como Roleplay, Drifting, PvP, PvE, etc.
Atualmente na publicação deste tópico a versão é 2967 mas você deve acessar os artifacts para baixar a versão mais recente e recomendada.
Database e MySQL podem ser utilizadas quais quer programa de gerenciamento, o mais famoso e utilizado é o XAMPP todo gerenciamento pode ser feito pelo navegador utilizando os diretórios localhost ou 127.0.0.1, alguns tutoriais na internet colocam a utilização do programa HeidiSQL que na minha visão é totalmente desnecessário e é um acredimo para complicar a vida do usuário comum.
Um programa comum de programação e leitura de códigos .Lua, JS, HTML e CSS, podem ser utilizados qualquer programa de sua escolha, vou deixar como recomendação o Visual Studio Code e o Sublime Text 3, tenha nota que você utilizará bastante esses programas então utilize aquele que te agrade mais para seu conforto.
Utilitários como Visual C++ Redistributable 2019, .net framework, etc, geralmente vem com o próprio Windows e com o Visual Studio Code, mas faça uma atualização completa dos utilitários.
O FiveM possui limitações na questão de utilização de MODs na questão de personalização de roupas, skins, fora isso você é livre para criar do jeito que desejar.
Uma outra limitação que eles possuem é na questão de quantos usuários podem acessar o seu servidor que no momento uma pessoa sem licença (KEY) podem criar servidores até 32 Pessoas simultâneas. Para ter mais pessoas, liberar "Streaming de roupas" precisa-se pagar 15 Dólares que na conversão direta da em torno de 90 reais no dia da publicação deste tópico, você pode acessar e ter mais informações sobre acessando o Patreon do FiveM.
As docomentações e livrarias será sua melhor amiga nesta jornada, por exemplo eu utilizava muitas strings da livraria .LUA que você pode encontrar AQUI mas isso é apenas da linguagem o FiveM possui uma pagina documentada inteira entre .LUA, JS e C++.
Você encontrará tudo que precisa na pagina documentada do FiveM mas acredito que sua melhor amiga será a RunTimes aonde tem a maioria das funções do jogo base como alterar a cor de um carro, fazer o personagem fazer uma animação, explodir alguma coisa no mapa, etc.
Como isso é um guia básico e não um tutorial não irei citar as diversas livrarias como vRP 1 e 2, ESX, etc, pois são livrarias especificas de modos de jogo.
Uma coisa que você deve aprender desde o inicio é a utilização do SERVER e o CLIENT nos arquivos. Explicando superficialmente o CLIENT é mais visualmente para o usuário como marcações no mapa, notificações para o usuário específico, etc. Já o SERVER é para todos do servidor e o servidor em sí, como conexões com MySQL, gerenciamento do usuário como dinheiro, roupas, update em geral. Mas tenha nota que os 2 são constantemente ativos e um interage com o outro por exemplo. Eu vou na marcação X essa marcação no CLIENT passará informação para o arquivo SERVER que irá execultar e salvar no MySQL.
Tenha nota que esse mundo é bastante cruel e estressante então não tenha medo de errar, não conseguir, etc é normal. Espero que eu tenha dado uma pequena luz do inicio que é o FiveM, eu me distanciei desse mundo pois tive outros afazeres e tava super estressante.
Novamente, se possuir algo a adicionar ao tópico fico feliz em atender.
Atenciosamente, Example.